14.9.07

cartilha são-paulina

Durante a minha incursão matinal pela Folha de S.Paulo, encontrei o artigo do Xico Sá nos Esportes sobre a tal cartilha são-paulina para juniores. Não sabia desse fato, até porque ando muito por fora sobre futebol em nível nacional ultimamente – do Rio Grande do Sul mesmo só sei o óbvio da atualidade.
Enfim, a cartilha proíbe os jogadores de usarem boné, de jogarem truco, sueca, tranca e buraco e de manusearem revistas pornográficas. Em outras palavras, quer evitar o ato da masturbação entre seus jovens talentos.
A única explicação é que o São Paulo quer seus atletas elegantes, longe do vício e do pecado.
Por isso eu me pergunto: do que adianta terem missionários em Serra Leoa ou voluntários da Cruz Vemelha em Basra, se arriscando por seus semelhantes, quando a nem duas horas de avião da minha casa tem um henergúmeno que se presta a idealizar um manual desses?
O Corinthians enforcado em escândalos, os clubes submersos em dívidas, o preconceito ainda correndo solto com a história do Richarlyson e a direção do São Paulo preocupada com um carteado. Com todo o respeito, vai tomar banho.

Um comentário:

Arnaldo Heredia Gomes disse...

E o que é que tem a ver jogo detruco com masturbação?