28.9.12

descobertas #quintolugar

Tirando um pouco da poeira deste blog, pensei em fazer uma série sobre as últimas coisas legais em termos de música que descobri, sozinha mesmo, fuçando na web, ou por indicações. A maioria é coisa nova, independente, que está começando a pipocar agora. Outras nem tão novas assim, mas de qualquer maneira um tanto desconhecidas da galera. Para o caso de alguma alma ainda visitar isso aqui, ficam as dicas.

Hoje vem a primeira, e é a banda Baiana System, que conheci por causa do Festival Sai da Rede, que acompanhei. Pude entrevistar o idealizador e guitarrista da banda, Robertinho Barreto, uma pessoa que, além de acessível, é hipersimpática.



Buenas, a banda é de 2010, gravou o primeiro CD em 2011 e, assim como outros artistas, está na luta pra continuar com seu projeto. O diferencial do negócio é que eles exploram todas as potencialidades da guitarra baiana. Esse instrumento foi criado ali pelos anos 40 na Bahia e foi responsável pelo surgimento de uma linguagem instrumental para interpretação de frevos, choros e outros estilos musicais.

O resultado da mistura da guitarra baiana e de um outro tanto de influências é um som doido, forte, alegrão, aquilo que a gente associa de bom à música baiana (e não Claudias e Ivetes da vida). Nem sou tão ligada assim nesse tipo de música, mas achei legal a descoberta. E o show deles é bom de verdade.

Taí um clipe dos caras. E aqui tá o site, onde dá pra fazer o download das músicas.

Nenhum comentário: